Dentro de um amplo mercado, a criação da sua startup pode ser um grande diferencial no ramo. Entretanto, o processo de elaboração e desenvolvimento de uma empresa pode ser extenso e demorado a depender da execução real do seu negócio. Dessa maneira, confira abaixo os principais e primeiros passos para iniciar uma startup:
- Ramo que a empresa irá ser construída:
O primeiro passo para criação da sua empresa é entender qual setor ela vai se desenvolver e sobretudo, como essa startup vai solucionar um problema no qual o público precise de uma solução inovadora. Essa escolha pode ser feita a partir de uma pesquisa de tendências e inovações dentro do
mercado de escolha, com objetivo de trazer novidades e interesses ao consumidor.
- Criação de um Plano de Negócios:
Após a escolha do ramo, é fundamental traçar um plano de negócios, com o intuito de organizar o “esqueleto”da empresa, como os setores que irá abranger, quais serão os serviços, os custos e principalmente, o modus operandi, ou seja, como a empresa irá funcionar. Junto a isso, é necessário
fazer a escolha estratégica do time, além de consolidar os sócios e todas as pessoas que vão dar início ao projeto.
- Formalização jurídica
O terceiro passo é um dos mais importantes, senão o mais importante, pois é ele quem definirá qual estrutura jurídica seria a mais adequada para sua startup. Além disso, toda burocracia deve ser analisada por um consultor jurídico durante esse processo, para que não haja falha dentro da abertura da empresa. Logo, alguns recursos devem ser utilizados, entre eles, o registro da empresa e a proteção jurídica.
● Registro de empresa: esse contrato jurídico é o responsável por patentear sua empresa, além de registrar o CNPJ pertencente, juntamente com outros documentos de funcionamento da startup.
● Contratos e Proteção Jurídica: o contrato entre sócios e proteção jurídica firmará acordos de participação, marcas e direitos autorais da nova empresa.
- Financiamento e Capital Inicial
O financiamento da empresa deve ser feito com muita cautela, pois envolve dinheiro interno (bootstrap) e pode também abranger capital externo, como investidores. Esse processo é de extrema importância e irá consolidar a empresa, além de firmar a quantidade de capital inicial que a startup irá começar.
- Marketing e Direcionamento de Clientes
Nesse momento, é importante traçar um planejamento de comunicação para entender e saber atingir o público-alvo correto, ou melhor, aqueles que terão interesse direto nos serviços desenvolvidos pela sua empresa. Dessa forma, ao escolher a melhor abordagem e estratégia, o funil de vendas poderá funcionar com clareza, direcionando potenciais clientes para a sua empresa.